Açúcar mascavo
As principais diferenças entre os tipos açúcares cristal, refinado, demerara e mascavo aparecem no gosto, na cor e na composição nutricional de cada tipo. A regra básica é a seguinte: quanto mais escuro é o açúcar, mais vitaminas e sais minerais ele tem, e mais perto do estado bruto ele está. A cor branca significa que o açúcar recebeu aditivos químicos no último processo da fabricação, o refinamento. Apesar de esses aditivos deixarem o produto final mais agradável aos olhos, eles também “roubam” a maioria dos nutrientes.
O açúcar mascavo é o açúcar bruto, escuro e úmido, extraído depois do cozimento do caldo de cana. Como o açúcar mascavo não passa pela etapa de refinamento, ele conserva o cálcio, o ferro e os sais minerais.
Quando os nutricionistas falam para seus pacientes que o açúcar refinado possui calorias vazias, não é da boca para fora. Ele só tem calorias e, praticamente, mais nenhum outro nutriente que possa ser utilizado pelo nosso organismo!
Em contrapartida, o açúcar mascavo é regado de nutrientes, inclusive grandes quantidades de cálcio e potássio e, quando comparamos o refinado com o mascavo, a única palavra que vem à cabeça é vergonha! Vergonha de um alimento ser tão pobre em nutrientes e servir, apenas, para fornecer energia. O açúcar refinado acaba sendo um dos maiores “vilões” da nossa alimentação e, ao invés de trazer benefícios, ele faz muito mal à saúde!
Pequenas mudanças, muitas vezes, são essenciais para grandes resultados. Por este motivo, o texto de hoje é um pouco provocativo para que você reflita e repense seus hábitos. Começar diminuindo a quantidade de açúcar refinado que utiliza, depois substitui-lo pelo mascavo pode ser essa pequena mudança que vai trazer muito resultado para você. Pense nisso!
Nutª Catherine Carvalho